Abelha Jatai da Terra.

= ABELHA JATAI DA TERRA =

= Paratrigona Subnuda =

A abelha jatai da tera também é conhecida por mirim sem brilho, é uma espécie muito comum e bem sucedida. Seus ninhos são subterrâneos: usam os ocos construídos pelas formigas saúva cujos ninhos foram destruídos, de modo que muitas vezes um ninho de jataí da terra é encontrado perto de outro. Para localizar o ninho no solo é preciso cavar cuidadosamente seguindo o tubo de entrada; o ninho pode estar desde 40cm da superfície do solo até mais de 1m.

Esta é uma abelha muito mansa, de fácil manejo e que vive bem em em caixas feitas próprias para abelhas de solo. esta espécie abrem a porta pela manhã e a fecham ao anoitecer, quando termina o movimento. O tubo de entrada é construído com cerume. Seus ninhos são subterrâneos.

As células de cria são construídas em baterias de até 26 células, nas colônias fortes; os favos têm sempre a forma espiral. Em volta do favo, alguns potes ovóides para alimento (mel e pólen) e um invólucro formado por várias camadas de cerume. Na parte de baixo dos favos, podemos encontrar um depósito de detritos consistente, e muitos machos podem estar perto. O lixo libera calor, e os machos vivem em grupos nos locais quentes dos ninhos. Uma curiosidade: aqui, às vezes encontramos rainhas virgens que se escondem em potes vazios de alimento.